teste minha imagem
Google+

Dica Nível Básico

Descubra qual é o seu tipo de lente

Se você tem uma câmera DSLR já deve ter pesquisado sobre lentes e percebido que existe muitos tipos diferentes. Afinal, dentre tantos modelos que a Canon fabrica, qual é o ideal para cada finalidade?

Antes de prosseguir com os detalhes de cada tipo de lente, existem dois conceitos importantes a saber: distância focal e diafragma. Se você já sabe como esses fatores influenciam na fotografia, então pode pular para a próxima parte. Caso contrário é altamente recomendável saber.

Distância focal

Medida em milímetros, determina o ângulo de visão da lente. Uma distância focal menor, como 18mm, significa um ângulo maior. Já uma distância focal maior, como 135mm, significa um ângulo menor, mais fechado, ou seja, a lente alcança objetos mais distantes da câmera. Em uma lente 18-135mm por exemplo, você pode escolher fotografar entre 18mm e 135mm apenas girando o anel de zoom. Vale lembrar também que existem modelos que não variam distância focal, ou seja, não tem zoom (não variam o ângulo de visão delas). Elas têm apenas uma distância focal fixa, como por exemplo, a famosa EF 50mm f/1.8 STM.

Diafragma

O diafragma é um orifício situado na lente que abre e fecha para deixar passar mais ou menos luz. É como se fosse a janela da câmera. Quanto mais aberto, mais luz atinge o sensor.

Quanto maior for o número do diafragma, menor será a entrada que a luz terá que passar. Um diafragma f/2.8, por exemplo, permite mais entrada de luz do que f/4. Quanto maior for essa entrada de luz, menor será a profundidade de campo na sua imagem, acentuando o desfoque nos planos mais distantes do ponto focal.

Cada modelo de lente fará um caminho diferente para que a luz chegue até o sensor da câmera. Veja como cada tipo influencia diretamente na foto.

As lentes se dividem em zoom e fixas. Uma lente zoom pode afastar ou aproximar o assunto na foto mudando a distância focal. Uma fixa funciona em uma distância focal invariável.

Apesar da limitação de não terem zoom, as fixas tem suas vantagens. Elas são mais leves, nítidas e compactas, além de ter uma abertura máxima do diafragma maior.

Lente Zoom Grande Angular

Modelo em destaque: EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM

Com um amplo ângulo de visão mais aberto do mercado, o uso mais comum desse tipo de lente é em fotos de paisagens e de ambientes.

Note que quanto maior for o ângulo de visão, maior será também a tendência da imagem sofrer distorções de perspectiva nas áreas periféricas. As linhas retas de um prédio, por exemplo, ficarão curvas na foto.

É nessa categoria que estão as famosas olho de peixe, que tem um conjunto ótico especialmente projetado para acentuar essas distorções perspectivas, criando um visual arredondado. Elas são muito usadas em ambientes internos para captar o máximo do espaço emu ma única imagem e também em esportes radicais em que se fotografa a uma pequena distância, como skate.

Lente Zoom Normal

Modelo em destaque: EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM

Essas lentes são chamadas normais pois tem a distorção muito próxima à do olho humano. Usada com frequência em fotografia de rua e eventos, é a linha mais versátil de objetivas. Permitem, por exemplo, que se fotografe uma paisagem e também um retrato.

Lente Zoom Telefoto

Modelo em destaque: EF 75-300mm f/4-5.6 III USM

As lentes zoom telefoto são ideais para se fotografar à distância. Pássaros, esportes e vida selvagem são temas que exigem lentes como essas. Por terem uma grande distância focal, o seu ângulo de visão é pequeno e a distorção perspectiva é zero.

Lente Fixa Grande Angular

Modelo em destaque: EF 14mm f/2.8L II USM

Com uma pequena distorção de perspectiva reduzida, as grande angulares fixas são usadas com frequência por profissionais para fotografar ambientes e arquitetura. Ao contrário das olho-de-peixe, as linhas retas das construções tendem a permanecer retas na foto.

Lente Fixa Normal

Modelo em destaque: EF 50mm f/1.8 STM

Tem distorção perspectiva e distância focal parecida com o olho humano, o que faz delas as preferidas entre os fotógrafos de retratos. Por serem fixas possuem maior abertura de diafragma e uma ótima nitidez, proporcionando belas fotos com fundo desfocado.

Lente Fixa Telefoto

Modelo em destaque: Telefoto - EF 300mm f/2.8L IS II USM

As lentes telefoto fixas, assim como as zoom, são ideais para se fotografar à distância. Pássaros, esportes e vida selvagem também são os temas em que essas objetivas são mais usadas. As fixas, porém, contam com maior nitidez e também uma abertura de diafragma maior, o que ajuda em situações em que se precisa usar uma velocidade rápida do obturador.

Lente Fixa Super telefoto

Modelo em destaque: EF 800mm f/5.6L IS USM

Usada principalmente por fotógrafos profissionais, as super-tele podem fotografar um objeto a uma grande distância. No Vaticano, quando o Papa aparece na janela, é uma 800mm como essa que é usada pelos fotojornalistas para fazer as fotos.

Lente Tilt Shift

Modelo em destaque: TS-E 24mm f/3.5 L II

Essas lentes, que são projetadas pela Canon especialmente para foto de arquitetura, tem distorção de perspectiva quase nula. Chamadas de tilt-shift, possuem recursos óticos que podem ser ajustados para alterar as perspectivas da imagem, inclinando-a ou deslocando-a suavemente, conforme o necessário. Essa objetiva possibilita fotografar um prédio de baixo para cima e ainda assim obter uma imagem com as linhas da construção totalmente retas e paralelas.

Lente Macro

Modelo em destaque: EF-S 60mm f/2.8

Esses modelos de lentes são capazes de fazer fotografia do tipo macro, ou seja, fotos de objetos pequenos. Muitas delas tem a capacidade de conseguir focar bem de perto esses objetos. A 60mm MACRO, por exemplo, pode focar um objeto a partir de 20cm de distância da lente. Essas lentes macro são ideais para captar assuntos pequenos como insetos ou flores, e também para destacar detalhes com bastante nitidez de qualquer tipo de assunto, valorizando sua textura ou o material do qual são feitos.

Abaixo algumas siglas explicadas que te ajudarão a entender a nomenclatura das lentes

  •      USM - Motor de foco ultrassônico, proporciona menos vibração e foco mais rápido.
  •      STM - Motor de foco silencioso e automático, ideal para filmagens.
  •      IS - Estabilizador de imagem: reduz a incidência de trepidação ao fazer fotos.
  •      EF – Linha de lentes aceita por todas as câmeras Canon atuais.
  •      EF-S – Linha de lentes específica para câmeras Canon com sensor APS-C.
  •     L - Lentes top de linha da Canon, feitas com tecnologias especiais e os melhores elementos óticos.

 

Comentários

Deixe seu comentário