teste minha imagem
Google+

Blog 25.05.2015

Retratos criativos com flash

Para se transmitir uma ideia por um retrato, seja ela instigar um clima mais leve ou tenso, o flash pode ser um grande aliado. Usando os flashes Canon Speedlite fora da câmera você tem a possibilidade de destacar a pessoa fotografada do cenário, criar ou suavizar sombras e até alterar cores. Para usufruir dessa comunicação sem fio e controlar flashes no modo escravo você precisará de um transmissor na sua câmera.

Câmeras Canon modernas, como a T5i, contam com a função de controlar flahes externos, mas se a sua câmera não tiver esse recurso, você pode usar o Transmissor ST-E2, que foi projetado especificamente pra isso. O flash Speedlite 600EX também é capaz de comandar outros flashes.

Canon EOS 6D com 50mm f/1.8 II. f/3.5, 1/60s, ISO 400 Flash Speedlite frontal com soft box, flash Speedlite com difusor Omni Bounce e filtro laranja de contraluz

Resolvida a parte técnica, podemos ir para a real diversão. Agora você tem um estúdio móvel e as possibilidades são infinitas!

Canon EOS 6D com 50mm f/1.8 II. f/4.5, 1/200s, ISO 160 Flash Speedlite com um soft box sem difusores

Um flash serve para iluminar, mas a função que eu gosto mesmo é criar sombras. Mudando o posicionamento da sua luz para as laterais, mais alto ou mais baixo, você poderá notar como as sombras se comportam. Para ter luzes e sombras mais suaves você pode usar modificadores. Um simples papel vegetal estendido na frente do flash irá filtrar a luz e espalhar essa luminosidade de forma mais uniforme no assunto da foto.

Uma aplicação legal para os Speedlites é destacar o fotografado do cenário. Balanceando a potência do flash e o tempo de abertura do obturador, podemos diminuir a influência da luz do sol no restante da imagem e destacar apenas o fotografado. Para isso você nem precisa que o flash esteja fora da câmera; mesmo com o flash embutido você tem esse recurso. O uso do flash para retratos diurnos também é ideal para eliminar sombras indesejadas no rosto que o sol pode criar dependendo da hora do dia.

Canon EOS 6D com 50mm f/1.8 II. f/3.5, 1/50s, ISO 800 Flash Speedlite com sombrinha

A velocidade de disparo do flash é tão rápida que você pode borrar a imagem toda com velocidades de obturador lentas, como os 1/50 segundos da foto acima, e a área onde a sua luz incide se manterá congelada. O Speedlite pisca em uma fração tão pequena de segundos que congela o seu assunto, independente do que aconteça no resto da imagem. Esse recurso é muito usado em fotos de baladas, quando as luzes da pista ficam todas borradas e as pessoas na foto continuam nítidas.

Canon EOS 6D com 50mm f/1.8 II. f/7.1, 1/125s, ISO 400 Flash Speedlite com sombrinha

Ah... as sombras! Usando o flash fora da câmera você pode iluminar apenas uma parte do assunto da sua foto. Isso ajuda a criar um efeito misterioso na sua imagem. Teste vários ângulos na sua luz e repare como cada posição cria uma sombra e passa uma sensação diferente a quem vê a foto.

Canon EOS 7D com 50mm f/1.8 II. f/11, 1/60s, ISO 200 Flash Speedlite com difusor Omni Bounce

Tente colocar filtros coloridos, como papel celofane, em frente à sua luz e veja resultados incríveis! Com essa ferramenta você pode interferir muito mais na imagem, criando situações que a luz natural não oferece. Agora é só colocar a imaginação pra funcionar e imprimir na foto suas ideias mais criativas!

Publicado por: Gabriel Rastelli Quintão Categoria: Aprenda

Comentários

Deixe seu comentário