teste minha imagem
Google+

Blog 05.12.2014

Natureza ou cidade: descubra quais lentes usar

Entenda como diferentes lentes Canon podem ajudar a fazer boas fotos em sua próxima viagem.

Metrópoles, montanhas, savanas ou desertos. Uma das partes mais interessantes no universo da fotografia é compreender que cada equipamento tem uma relação íntima com o ambiente e com a personalidade de quem vai usá-lo. E como cada lente é feita para diferentes ocasiões.

Lentes teleobjetivas: as preferidas dos fotógrafos de natureza

Por conta do lindo desfoque da profundidade de campo, as teles “descolam” o fundo do objeto.

Já que o contato com o objeto fotografado não precisa ser tão próximo, os fotógrafos de natureza preferem teleobjetivas. Quer entrar no mundo das teles? Uma boa dica para iniciantes é a lente Canon EF 75-300mm f/4-5.6 III USM. Com ela você consegue registrar flagras e detalhes de animais no deserto ou em um safári.

As teles são perfeitas para registrar flagras em distâncias confortáveis do objeto fotografado.

Em contrapartida, as teleobjetivas também são usadas por fotógrafos “mais tímidos”, que preferem um certo distanciamento do objeto fotografado e com mais profundidade de campo (aquele lindo desfoque que fica atrás do objetivo principal da foto).

Uma das vantagens da EF 75-300 f/4-5.6 III é seu custo-benefício.

Por serem lentes com grande alcance para captar detalhes, as teles são ideais para registrar texturas em árvores e montanhas, por exemplo.

Retrato feito na cidade de Cuzco, Peru. Utilizei uma lente teleobjetiva para conseguir me "aproximar" do fotografado sem que ela notasse. Lentes EF70-200mm f/2.8L USM, f /3.5, 200mm, 1/400, ISO 400
Crédito: Marcos Muniz

Lentes angulares: para quem ama fazer cliques na cidade

Você gosta da agitação das capitais e do movimento de mercados de rua? A sugestão aqui são as lentes wide angle - com ângulos bem abertos - que podem ser utilizadas mais próximas ao objeto fotografado, sem cortá-los.

Neste caso, usei a lente wide angle para trazer os detalhes da textura da pele. Lente e fotografado precisam estar muito próximos para evidenciar todos os detalhes de forma viva e intensa. Lentes EF-S10-22mm f/3.5-4.5 USM, f /5.0, 12mm, 1/1250, ISO 400.
Crédito: Marcos Muniz

Quando bem próximas do objeto, valorizam a informação principal da cena, fortalecendo, por exemplo, a textura da pele do fotografado. Para começar bem, use a lente Canon EF 20mm f/2.8 USM. Além de ser prática e leve, traz resultados excelentes. Vale o investimento!

A EF 20mm f/2.8 USM é fácil de manipular e de carregar - pesa somente 405g.

Agora que você já sabe diferença entre dos principais tipos de objetivas, pode começar a se aventurar. Boa viagem!

Publicado por: Marcos Muniz Categoria: Aprenda

Comentários

Deixe seu comentário
Vanessa thais

Olá Marcos, gostaria de saber se a 75-300mm é uma boa aquisição para fotografar jogos de rugby..

Olá, Vanessa. Como vai? Desculpe-nos a demora. Sim. Essa é uma ótima lente para fotografar a longas distâncias. Aproveite. Abraços

Fatima Regina Nunes

Como obter fotos bacanas com a 70-300 sendo ela sem estabilizador? Aumentando a velocidade e o iso?

Fátima, como vai? Desculpe-nos o tempo. Uma boa dica é utilizar um tripé, um monopé ou algum suporte para sua câmera na hora da foto. Além disso, nas situações possíveis, você pode fotografar com velocidades mais altas, o que evita o movimento na imagem. Obrigado.

Sirlei Patricio

Viciada aqui, sonhando com canon... amando as dicas

Jaguaracir Alves

Valeu a dica!

Rodrigo Fernandes

Parabéns pela dicas de forma simples e clara Nuniz!! E pelo seu trabalho também!! Abraço

Emanoel Messias de Lima Correia

Essa EF 20mm f/2.8 USM estaria custando quanto ?

Emanoel Messias de Lima Correia

Dicas muito boa ! Agora no caso eu tenho uma 70-200 1:4 IS USM, será que conseguirei fotos tão boa ou preciso caprichar mais no ISO, diafragma e a velocidade...

Sandro Abrão

Prezados amigos, o que acham da tele 55-250 mm?