teste minha imagem
Google+

Blog 23.05.2016

Lentes para fotografar pássaros

Pássaros sempre rendem lindas fotos. Mas para registrar imagens destes animais, preciso sempre realizar alguns procedimentos básicos e ter equipamentos que me deem boas condições para fotografá-los.


(Canon 60D / 1/160 - EF70-200 F/2.8L IS II USM - ISO 800 / Foto: Bruno Kepper)

Cada espécie é muito particular, mas existe um conceito geral para fotografar pássaros: aves são animais bem ariscos. Qualquer movimento pode assustá-los. Por isso, antes de qualquer equipamento, sempre estudo muito bem a vida de cada pássaro antes de fotografá-lo. Procuro entender razoavelmente seu comportamento e vivência, inclusive com seres humanos. Se pudesse dar um conselho para iniciantes, esse seria o primeiro. Conhecer as espécies pode ser o grande trunfo de uma grande foto.

 É claro que nem sempre é possível ter um conhecimento profundo a respeito de todos os pássaros, ainda mais num lugar como Galápagos, onde pude fotografar as duas fragatas acima. Mas uma boa saída que encontrei foi conversar com guias locais. Eles sempre têm dicas que podem render bons clicks.

Sempre fico atento ao horário para fotografar, pois isso ajuda bastante a conseguir belas imagens. A maioria dos pássaros inicia sua rotina muito cedo, enquanto o ar ainda não está muito quente. Então, antes das 05:00h, já estou com o equipamento preparado para começar minha trilha. É o que dizem: quem quer fotografar pássaros, não pode ter receio de acordar cedo.

Isso pode gerar alguma dificuldade com relação à luz natural, pois muitas vezes ainda não amanheceu. Minha dica aqui é sempre ter um bom monopé ou tripé para capturar imagens em locais com maiores sombras nesses horários.

Nesse caso, a boa  notícia é que a luz só melhora no decorrer da manhã, mas a quantidade de aves se “exibindo” cai bastante. Saiba que os melhores horários estão nos primeiros raios de sol.

(Canon 60D - 1/800 - EF70-200 F/2.8L IS II USM - ISO 400 - Foto: Bruno Kepper)

Mas vamos falar sobre lentes! Como disse, pássaros estão sempre atentos a qualquer movimento visível, por isso, utilizo lentes do tipo telefoto para esta atividade. Lembrando que lentes deste tipo servem para fotografar a longas distâncias.

Se você quiser aquelas imagens com desfoques intensos, nitidez profunda e alta luminosidade, a lente que mais recomendo para atender estes objetivos é a Canon EF70-200 F/2.8L IS USM ou a Canon EF 70-200MM F/4L USM. Com certeza, você já viu famosas fotos de pássaros feitas com esta lente, conhecida como a "queridinha dos fotógrafos". Por ter uma estética muito interessante e por diversas possibilidades de enquadramento, a lente que mais uso é a 70-200mm.

(Canon 60D - 1/200 - EF70-200 F/2.8L IS II USM - ISO 600 - Foto: Bruno Kepper)

Além da capacidade de fotografar a longas distâncias, as lentes EF 70-200MM F/4L USM, EF 70-200MM F/4L IS USM, e sua versão mais clara, a EF 70-200MM F/2.8L IS II USM proporcionam imagens muito mais nítidas por conta elementos óticos que possuem e permitem captar mais detalhes dos assuntos fotografados. Boa parte das minhas fotos de pássaros foram feitas com a EF70-200 F2.8L USM e é uma boa sugestão para os primeiros passos na fotografia de pássaros. Se for fotografar pássaros, você precisa ter uma lente telefoto em seu set.

Se você quiser fotografar de distâncias maiores ainda, as lentes EF 70-300MM F/4-5.6L IS USM e EF 100-400MM F/4.5-5.6L II USM podem ser a sua pedida. Elas têm maiores distâncias focais, fator que pode ser extremamente útil para você, ajudando a fotografar pássaros a distâncias maiores ainda.

(Canon 60D / 1/400 - EF70-200 F/2.8L IS II USM - ISO 200 - Foto: Bruno Kepper)

Recapitulando: além de ter as lentes certas, o fotógrafo de pássaros deve sempre de estudar a vida das aves que quer fotografar, ser muito delicado ao lidar com estes animais e ter um olhar bem desenvolvido para que as fotos de pássaros sejam verdadeiras experiências com a natureza e com a fotografia.

 Para conhecer mais lentes da Canon, inclusive de outras categorias como grande-angulares e fixas, clique aqui e aproveite.

Publicado por: Bruno Kepper Categoria: Inspire-se

Comentários

Deixe seu comentário
ANTONIO BULHÕES

Bom dia Bruno! Acabei de comprar uma Canon T6i, sou iniciante neste mundo, e gostaria de fotografar pássaros. Qual a lente que tem melhor custo/benefício para isso? P.S. Não posso gastar muito dinheiro agora Obrigado e parabéns pelas lindas fotos.

Oi, Antonio! As telefotos são excelentes para fotografias cujo objeto de destaque estão longe (ou que não permitem muita aproximação), como os pássaros. Entre na nossa área especial de lentes e descubra uma variedade de opções: http://canoncollege.com.br/lentes ;)

Arthur Santana

ola tenho uma lente 70 300 tenho fotografado muitos passaros tem alguma dica amais para esta lente

Oi, Arthur! Você pode ficar sempre de olho no Canon College para dicas e tutoriais de nossas lentes. :)

VALERIA LUCIANA DE SANTANA

SÃO LINDAS SUAS FOTOS,,,TBM ADORO FOTOGRAFAR AVES,,,AINDA ESTOU ENGATINHANDO NESSE MARAVILHOSO MUNDO DAS FOTOGRAFIAS...QUERO MTO APRENDER SOBRE TUDO,,VOU ESTUDAR MTO,,,UM DIA QUERO FAZER BELAS FOTOS COMO AS SUAS,,,,PARABENS,,BJS,

Olá Valéria! obrigado pelo elogio ;) Nós oferecemos alguns cursos em nossa plataforma online, dá uma olhada: http://canoncollege.com.br/cursos Você também encontrará dicas, informações sobre nossos concursos, esquipamentos e muito mais! :)

Josiano Melo

Olá Bruno, tenho uma Canon EF 70-300mm f/4-5.6L IS USM. Com certeza uma boa teleobjetiva juntamente com a paciência em esperar as aves o mínimo de confiança das aves para a aproximação, os resultados são recompensadores.