teste minha imagem
Google+

Blog 29.06.2016

Fotografando olhos com lente macro

 Canon EOS 5D Mark II / EF 100MM F/2.8 Macro USM – f/9 / 1/125 / ISO 100

Sempre que realizo um ensaio fotográfico gosto de contar a história das pessoas através de suas expressões, posturas e sorrisos. Todos nós temos detalhes simples que falam muito sobre quem somos. Como dizem que os olhos mostram nossa verdade, fotografá-los é mostrar lindos momentos de nossas vidas. Aliás, os olhos têm detalhes que geram fotos muito bonitas: a cor dos olhos, a pupila, os cílios, a direção do olhar, a expressão, etc.  

Quando quero esses detalhes, uso sempre lente EF 100MM F/2.8 Macro USM da Canon em meus trabalhos.

O ensaio destas mulheres, por exemplo. Elas tinham maquiagens muito marcantes, lindas e cheias de detalhes e elementos que mereciam um destaque mais individual.

Não pensei duas vezes: peguei a macro e captei os detalhes dos olhos delas. Aliás, uma boa dica para fotografar olhos com uma macro é aproximar uma luz suave dos olhos para realçar as cores.

Veja esta foto abaixo, por exemplo. As cores estão bem evidentes, tanto da maquiagem quanto dos olhos. 

 Canon EOS 5D Mark II / EF 100MM F/2.8 Macro USM – f/10 / 1/125 / ISO 100

Outro ponto da macro e que merece atenção é o foco. Por captar mínimos detalhes e ter uma abertura ampla (f/2.8), o foco das lentes macro são bem sensíveis e qualquer mínimo movimento pode tirar a nitidez das imagens.

Por isso, aproveito um dos recursos da Canon EOS 5D Mark II, minha câmera, que é a quantidade de pontos de foco que ela tem, e ajusto o foco para que ele fique no olho que está em primeiro plano (isto é, o olho que está mais próximo de você).

 Canon EOS 5D Mark II / EF 100MM F/2.8 Macro USM – f/7,1 / 1/125 / ISO 100

Se estou usando uma abertura de f/2.8, por exemplo, não tenho que focar e recompor, já ajusto o foco no olho e clico em seguida, sem movimentar a câmera para não perder o foco. Dependendo do que quero mostrar, mudo a abertura (lembre-se de usar abertura grande se quiser desfoque).

Neste nível de abertura (f/2.8), uma coisa que pode gerar dúvidas com relação a fotos com a lente macro é achar o ponto de foco. Por captarem detalhes muito pequenos, a lente macro tem um foco mais sensível quando muito próxima do assunto fotografado – em nosso caso, os olhos. Ou seja, quanto mais próximo do olho, mais sensível é o foco. Com isso, fica um pouco mais complicado encontrar o foco adequado, principalmente se as cores forem muito parecidas e você tiver poucos pontos de contraste na foto.

Para resolver este ponto, geralmente, trabalho com duas opções se estiver em estúdio: mudo a luz principal para uma luz mais intensa, assim ganho mais definição e faço o foco com as novas configurações. Ou acendo uma nova luz no ambiente, assim o olho recebe mais uma fonte de iluminação e fornece mais informação. Além disso, com uma nova luz é possível trabalhar com o brilho do olho, por exemplo, o que é ótimo para encontrar o foco.

Resumindo: quer encontrar o ponto de foco com facilidade, trabalhe com o brilho do olho do fotografado e foque nele.

Outra dica para fotografar olhos é fotografar em diferentes ângulos. Um que uso bastante é trabalhar com grandes aberturas, enquadrar os dois olhos e focar em apenas um deles. Dá um efeito bem legal, como na foto abaixo.

 Canon EOS 5D Mark II / EF 100MM F/2.8 Macro USM – f/2.8 / 1/125 / ISO 100

Para fazer uma foto assim, faça o seguinte: trabalhe com aberturas mais amplas, ilumine bem a pessoa fotografada e fotografe numa perspectiva em que o olho que você deseja focar esteja no primeiro plano, ou seja, mais próximo da lente. Assim, foque neste olho e deixe o outro em desfoque.

A lente EF 100MM F/2.8 Macro USM não serve apenas para fotografar olhos. Podemos também utilizá-la em outras situações, como para fotografar os detalhes de pulseiras e anéis, miniaturas e até fotografar insetos, por exemplo. Todos os detalhes ajudam a contar histórias e são muito bem-vindos.

Além da EF 100MM F/2.8 Macro USM, a Canon tem outra lente macro: a EF-S 60MM F/2.8 Macro USM. Ela pode ser interessantíssima para seus trabalhos e ideal para câmeras de sensor APS-C.

  Canon EOS 5D Mark II / EF 100MM F/2.8 Macro USM – f/13 / 1/125 / ISO 100

Estes são apenas alguns dos exemplos para que você utilize essa objetiva e alcance resultados muito legais!

Tente, use uma macro, ative sua imaginação e aproveite!

 

Publicado por: Daniela Margotto Categoria: Inspire-se

Comentários

Deixe seu comentário
Rodrigo Fe

Daniela muito legas as dicas. Estou querendo comprar uma lente macro, nao entendo muito gostaria de saber a diferença e as vantagens entre a 60mm e a 100mm. Quero tirar umas fotos para mostrar a textura de papeis para meu site, mas preciso ter a possibilidade de dar um foco um pouco mais longe, pois tirar fotos como de insetos acaba mostrando as fibras do papel e fica exagerado. Faz um post ou me da uma dica para que eu possa comprar de forma mais acertiva. Obrigado, Rodrigo

Olá Rodrigo, tudo bem? Que bom que gostou do nosso tutorial! Referente as suas dúvidas, sugiro entrar em contato com o suporte Canon: SUPORTE POR TELEFONE GRANDE SÃO PAULO: (11) 4950-5060 OUTRAS LOCALIDADES: 0800 20 CANON (22666) E-MAIL: CDBCAMERAS@CUSA.CANON.COM