teste minha imagem
Google+

Blog 20.03.2015

Descomplicando o enquadramento

Você sabia que um bom enquadramento pode ser a diferença entre um simples registro e uma foto surpreendente? Escolher bem o assunto principal e fazer com que os outros elementos se encaixem é o que dá harmonia à sua imagem e faz com que o olhar deslize sobre ela. Nesse post darei algumas dicas básicas que podem facilitar a sua vida na hora de compor a sua foto e valorizar o momento que você está registrando.

Usando a perspectiva você pode destacar o que quiser usando apenas o cenário. O segredo é fazer com que as linhas formadas pelo contraste, seja de luz ou de cor, trabalharem a seu favor. Nosso cérebro começa a “ler” as imagens a partir do canto superior esquerdo, portanto pode ser interessante encaixar linhas de perspectiva que saiam dessa parte da imagem e levem o olhar do espectador até o assunto principal. Paredes, montanhas ou até fios podem funcionar como setas direcionando a atenção direto ao que interessa. ?

Outra dica que pode ajudar na hora do enquadramento é a proporção dos terços. Para aplicá-la basta dividir a imagem com dois traços verticais e dois horizontais, assim como na imagem acima. Os pontos de intersecção entre esses traços são chamados de pontos áureos e neles você pode encaixar o rosto de uma pessoa ou qualquer coisa que você queira destacar na sua foto. É possível usar mais de um ponto áureo ao mesmo tempo, colocando duas pessoas lado a lado, por exemplo. Mas fique atento para não poluir a sua foto! Quanto mais pontos de destaque maior a chance de cometer um exagero.

Se você tem um tempo a mais pra melhorar sua imagem um bom costume é achar um cenário interessante, pensar no enquadramento e esperar alguns momentos até que algum acontecimento dê dinâmica na sua foto. Pode ser uma pessoa passando ou um pássaro voando, qualquer elemento com movimento dará vida à sua composição. Essa prática pode te surpreender com algo inesperado entrando no quadro, mas mesmo que isso não ocorra, no mínimo você terá interpretado a cena com mais atenção. Isso torna o olhar mais sensível à essa harmonia da imagem e da próxima vez você vai perceber tudo mais rápido.

Daí, com tudo isso em mente, é preciso lembrar da mais importante lei da fotografia: qualquer uma dessas regras podem e devem ser quebradas! Essas dicas servem para criar opções de fotos harmônicas, mas um bom fotógrafo não fica preso a elas. Centralize, desloque, desfoque, foque e não se prenda!

Publicado por: Gabriel Rastelli Quintão Categoria: Aprenda

Comentários

Deixe seu comentário
Alfredo zordenoni junior

Realmente, o enquadramento é uma parte fundamental da composição fotográfica, é um assunto que pode levar horas de uma boa conversa. Parabéns pelo post, foi simples, claro e mto elucidativo. vlw.

Jerônimo Nilson

= )

Cristian Poletto Barbieri

Ótima dica!!! Parabens.